Tudo sobre bonsais
O bonsai é originário da China.
Pun-Sai na época dos Tsin no século III A.C. No período Kamakura de 1185 a 1333,o bonsai foi desenvolvido por religiosos budistas.
Depois, muitas escolas nasceram, cada uma com estilos e pensamentos diferentes. No Japão foi a partir do século VI que se começa pela primeira vez a falar de bonsai.
Em Japonês quer dizer árvore criada num prato.
O bonsai é a réplica duma árvore na natureza.
A arte do bonsai consiste em formar uma árvore para que se mantenha pequena, mas com todas as características para parecer uma árvore muito antiga.
É a réplica fiel de uma árvore na natureza, mas com tamanho reduzido.
O processo pode perdurar várias gerações, visto o bonsai ser uma planta viva, sempre em crescimento, a sua respectiva formação nunca será considerada como terminada e definitiva.
Como se consegue um bonsai?
A partir de sementes, estacas, plantas de viveiro.
Podemos formar um bonsai a partir de qualquer planta desde que seja lenhosa.
Existem vários estilos para formar o bonsai como podemos verificar no nosso Glossário.
A formação consegue-se principalmente com a poda, com ferramenta apropriada e a ligadura com arame de cobre ou de alumínio anodizado.
A formação de um bonsai nunca está terminada, todos os anos devemos proceder a determinadas tarefas a fim de obter o modelo e estilo pretendido.
iberbonsai serissa phoetida 22 anos
Como conseguir um bonsai a partir de sementes:
Em Março-Abril é altura das sementeiras de bonsai. Podemos conseguir quase todos os bonsais a partir de semente.
A sementeira é a melhor maneira de obter um Nebari perfeito, contrariamente ao método de estacas e alporquia.
As sementes devem ser conservadas hermeticamente, na gaveta da fruta e legumes do frigorífico.
A sementeira é a parte mais difícil na obtenção de um bonsai desde o início.
A estratificação consiste em guardar as sementes num meio específico, num local quente ou frio dependendo das espécies. A Estratificação a frio ajuda a semente a sair do período de dormência, fragilizando o caroço, que fica mais quebradiço.
Na prática, a estratificação consiste em colocar as sementes numa mistura com metade de areia e metade de Turfa fina, ligeiramente humidificada, mais ou menos doze a quinze por cento.
É recomendável peneirar a mistura, tanto a areia como a turfa fina, antes de colocar as sementes, será assim mais fácil recuperar as sementes no fim da estratificação.
Realização da sementeira do bonsai:
Continuar a ler o nosso artigo original sobre a sementeira do bonsai
Multiplicação de bonsai por estaca:
Semi lenhosa, é a estaca de mais fácil elaboração e a mais habitual no mundo do bonsai, aplica-se a muitas espécies perenes e coníferas. Recolha das estacas no fim do Verão e no início do Outono com madeira já amadurecida.
Ler o nosso artigo original sobre: como conseguir um bonsai a partir de estaca.
O que é um pré bonsai ?
Um pré bonsai é uma planta susceptível de ser transformada em bonsai, quer isso dizer que, com ferramenta adequada e arame, podemos definir um estilo de árvore em miniatura mais parecido com um espécime na natureza.
Por vezes, basta apenas criar algumas curvas, aramar ramos maiores, dirigi-los para formar o estilo desejado e podar os ramos mais finos para ter um aspecto de bonsai.
Para ajudar nessa tarefa, praticamos a aramação do bonsai:
A colocação do arame tem uma importância fundamental na estética do bonsai.
É a operação que permite orientar e dirigir os ramos, processo determinante na estilização que pretendemos dar ao nosso bonsai, dando a harmonia e mais especificamente o estilo desejado.
O comprimento do arame corresponde mais ou menos a duas ou três vezes o comprimento do ramo a moldar.
Ler o nosso artigo original sobre a aramação de bonsai.
A poda das raízes é importante nesta fase, é graças ao corte e à respectiva redução das raízes principais que podemos conseguir o aumento do volume das raízes secundárias e mais finas.
O facto de limitar o desenvolvimento de raízes principais também ajuda a favorecer o alargamento do nebari, expressão japonesa que significa raízes rasantes.
Na natureza um dos aspetos mais bonitos de uma árvore são as raízes que transmitem a força desenvolvida para segurar a árvore ao solo.
Chama-se nebari a base do tronco juntamente com as raízes superficiais. A essência da cultura do bonsai fundamenta-se no alcance da perfeição do nebari, ou seja o sistema radicular apurado que vai permitir proporcionar um melhor desenvolvimento da estrutura aérea.
O nebari consegue-se com tempo e paciência, o melhor resultado obtém-se a partir de sementeira e cultivando o bonsai sempre em vaso e quanto mais raso melhor, evitando assim que as raízes procurem descer no solo.
As raízes finas têm micorrizas. As micorrizas são associações simbióticas desenvolvidas pelas raízes com alguns fungos do solo, favorecendo a absorção dos elementos nutritivos. São mais visíveis no sistema radicular dos pinus.
Ler o nosso artigo original sobre o nebari do bonsai
A poda do bonsai
Porque podar o bonsai?
Como já vimos existem dois tipos de poda de bonsais:
A poda de manutenção, mais leve que a poda de estruturação. A principal característica da poda de manutenção é de manter o aspecto visual do bonsai, conforme foi definido pela poda de estruturação.
A poda de estruturação consiste em definir as bases gerais do tronco e dos ramos principais.
A maioria das espécies de árvores transformadas em bonsai tem dominância apical, significa que o crescimento é favorecido nos brotos terminais, seja no ápice ou nas extremidades dos ramos, em detrimento dos outros ramos secundários mais baixos.
O objetivo principal da poda de estruturação é a estética do bonsai, provocando uma nova rebentação mais compacta e sobretudo mais perto dos ramos primários de forma a equilibrar a entrada da luz e dar mais vitalidade aos ramos mais baixos e de segundo nível.
Estamos assim a melhor distribuir a energia no conjunto dos ramos a partir do início da árvore e não no fim, como acontece na natureza por razões de sobrevivência. No bonsai temos possibilidade de remediar esse problema, reequilibrando as forças e a energia através da poda de estruturação.
É a lei da proporção, quanto mais folhas houver para alimentar, mais pequenas se tornam é um fenômeno natural, mas que podemos ajudar a provocar.
Ler o artigo original sobre a poda de estruturação
A rega do bonsai:
Porquê regar o bonsai?
A rega do bonsai é o passo primordial para o sucesso. O vaso do bonsai é muito reduzido e consequentemente não possui grande reserva de água e nutrientes, se não regar o bonsai antes de a terra secar por completo, as raízes vão também enfraquecer o que fará com que as folhas murchem e começam a cair, o bonsai pode acabar por morrer!
Em contrapartida o excesso de água também pode acontecer e é igualmente prejudicável ao bonsai que não pode ficar constantemente num substrato húmido.
Continua a ler o nosso artigo original sobre a rega do bonsai
É por isso que aconselhamos sempre o uso da Akadama, substrato ideal para o envasamento do bonsai e com a particularidade de ser mais fácil distinguir quando está seco, facilitando assim a tarefa de quem tem a responsabilidade da rega.
A chave: frequência e qualidade:
Utilizar um regador de ralo fino, sempre virado para cima, e regar abundantemente mas lentamente para dar tempo à água de penetrar no substrato, até sair pelos furos do vaso.
Importante também, é não esquecer de regar o bonsai mesmo numa situação de repouso no Inverno. Os dias mais curtos e as noites mais frias fazem, de maneira natural, com que a circulação da seiva vá diminuindo lentamente de intensidade.
Mas o bonsai necessita de uma certa taxa de humidade para viver, vigiar com regularidade se o torrão está suficientemente húmido.
O transplante do bonsai:
É uma fase necessária e indispensável na vida do bonsai. Em Portugal, iremos efectuar essa tarefa a partir de Dezembro até fim de Fevereiro sempre antes do bonsai começar a brotar.
Em princípio esta operação deverá ser feita a cada três a quatro anos, o torrão deverá ter uma camada de raízes à sua volta.
O transplante do bonsai tem como finalidade a renovação do substrato que ficou mais fraco, o corte de raízes muito compridas para provocar a ramificação de novas raízes mais finas junto ao tronco.
Podemos aproveitar também para corrigir a posição do bonsai no vaso.
Ao transplantar deveremos escolher um vaso de tamanho adequado, por norma acrescentaremos somente mais cinco centímetros à medida do vaso antigo.
Continuar a ler o artigo original sobre o transplante do bonsai.
Saber tudo sobre bonsais, o cultivo e o espírito!
A arte do bonsai é mais que tratar da planta em si, envolve-nos num mundo espiritual, mais íntimo e sobretudo mais natural.
O ser humano necessita de um ambiente natural ao seu redor para viver em paz e em harmonia, coisa que hoje em dia, desapareceu do nosso quotidiano.
Partilhe a nossa paixão....