Dia dos Namorados e o bonsai.
Qual a origem do dia dos namorados?
Se dermos presentes no dia quatorze de fevereiro, é antes de tudo para celebrar o amor, em homenagem a São Valentim de Roma, sacerdote e monge da antiguidade, celebrado desde a Idade Média que casou os casais em segredo.
Todos os anos no dia quatorze de fevereiro, os casais e namorados de todo o mundo demonstram seu amor através da troca de presentes. Cartões românticos para preencher com uma mensagem sentimental, chocolates, joias, ramos de rosas vermelhas e hoje em dia cada vez mais com um bonsai. Tantos símbolos que não deixam de ressurgir todos os anos com esta emblemática celebração dos namorados.
Mas afinal qual a origem do dia dos namorados?
As origens desta celebração são misteriosas.
De onde vem o dia dos namorados e por que associamos a isso a noção do amor?
A resposta pode ter origem nas raízes romanas do dia de Valentim.
As teorias são múltiplas e as origens mais antigas remontam a uma celebração pagã anual conhecida como Lupercália, festival que acontecia precisamente no dia quatorze de fevereiro e que tinha como objectivo durante a Roma antiga celebrar a fertilidade, sacrificando um animal para lhe retirar e vestir a pele para, segundo acreditavam, aumentar a fertilidade antes de conhecer as raparigas.
Foi no final do século V que o Papa Gelásio I pôs fim à famosa Lupercália e pouco depois a igreja católica fez do dia quatorze de fevereiro um feriado destinado a homenagear o mártir São Valentim.
Bem longe das tradições antigas, as nossas celebrações modernas apenas guardam o nome destas festas. Esta celebração surge sobretudo da nossa capacidade de amar, aptidão que liga os seres humanos há muitos séculos. Embora e ainda bem, já não consiste em obrigar as pessoas a vestir peles de animais sacrificados como nos tempos do Império Romano, a festa ainda existe e todos querem agradar à pessoa de quem gosta.
NOTA:
- Apesar da sua popularidade em quase todo o mundo, o Dia dos Namorados nem sempre é comemorado em países como a Indonésia, a Arábia Saudita e a Malásia por entrar em conflito com certos aspetos das suas religiões ou por razões políticas onde certos partidos se opõem a esta festa, que acreditam promover os valores ocidentais.
O dia dos namorados é uma excelente oportunidade para oferecer um bonsai à pessoa que mais amamos. É uma prova de amor genuina, o bonsai é a representação da tranquilidade, da paz de espírito e convida à contemplação.
A arte do bonsai é muito mais que tratar da planta em si, envolve-nos num mundo mais espiritual, mais íntimo e sobretudo mais natural.
De mãos dadas com a natureza, o bonsai é o presente perfeito.
Uma planta viva é um elemento fundamental no equilíbrio da cada um de nós e oferecer um bonsai é levar harmonia e bem-estar ao lar de quem o irá receber.
Além disso, é um excelente hobby, o bonsai é uma obra de arte em permanente desenvolvimento cujo autor irá usar a sua imaginação constantemente.
O bonsai é o presente perfeito, traz natureza, felicidade e harmonia.
O bonsai convida à contemplação, à tranquilidade de espírito, dá uma sensação de calma como a simples observação de uma árvore, escutar o vento nos ramos ou o sussuro da água num rio, a admiração do pôr-do-sol, são apenas alguns exemplos.
São métodos muito simples de relaxar a mente e restabelecer uma ligação com a Mãe natureza.
O bonsai é a relação vital do ser humano com a natureza.
Continuar a ler o nosso artigo original sobre o bonsai é o presente perfeito.
O bonsai é a réplica perfeita de uma árvore na natureza, mas em tamanho reduzido e é um passatempo saudável. Tratar de um bonsai é trazer harmonia ao nosso lar, o bonsai é a relação vital do ser humano com a natureza.
Na iberbonsai temos milhares de bonsais onde cada cliente pode escolher consoante as suas pretensões, bonsais de interior ou tropical, bonsais de exterior com flores e frutos ou coníferas, bonsais de folha caduca ou perene.
Também temos mudas de bonsais a partir do primeiro ano de vida que produzimos desde sementeira e estacas. Dispomos de uma multitude de espécies que pomos à disposição dos iniciantes nesta arte para começar desde o princípio para formar um bonsai conforme as suas aptidões.
Por isso fornecemos igualmente os acessórios e ferramentas indispensáveis para moldar e cuidar do bonsai. Tesouras de poda de China ou Japão, arame de alumínio anodizado de vários tamanhos, substratos específicos como akadama hard quality, sakadama, kiryuzuna, kanuma, pomice, keto. Adubos líquidos e orgânico como biogold que também poderá ser líquido.
Ver o nosso artigo original sobre a fertilização do bonsai.
Além disso temos em stock uma vasta gama de vasos de todos os tamanhos e feitios com ou sem esmalte, da China e Japão com os respectivos acessórios como as redes para colocar nos furos e impedir que o substrato saia do vaso.
Ver os nossos acessórios para bonsai
e
como escolher um vaso para o bonsai.
Na iberbonsai ajudamos com os nossos artigos regulares no nosso blog, fornecemos muitas informações relativas ao cultivo do bonsai, como regar, como podar, como tratar...
Estamos sempre disponíveis para ajudar nas nossas instalações que abrimos ao público ao fim de semana das 10h as 12h e das 14h30 as 17 horas, onde qualquer pessoa pode trazer o seu bonsai e pedir ajuda para o tratamento, seja o transplante, a poda ou a estilização.
O dia dos namorados é uma excelente oportunidade para começar um projeto a partir de um bonsai já feito e continuar a moldá-lo ou iniciar mesmo do zero a partir de uma muda seja de sementeira ou de estaca com um ano ou mais e isso sem gastar muito dinheiro.
Um pouco mais caro, o prébonsai é perfeito, trata-se de uma árvore já com alguma estrutura desenhada, bastando envasar num vaso de bonsai e continuar a estilização com poda assertiva e a colocação de arame para evidenciar os patamares. Neste caso implica utilizar um substrato indicado para cada espécie na altura do transplante, fase muito importante para garantir o sucesso do futuro bonsai. O respeito pela escolha do substrato e sobretudo a altura certa para realizar o transplante do bonsai é uma condição intrínseca no sucesso do projeto.
Ver artigo original sobre o transplante do bonsai.
Porquê oferecer um bonsai no dia dos namorados?
Sendo uma planta natural é um presente mais do que perfeito, é um ser vivo que vai precisar de um pouco de atenção no dia-a-dia, vai aproximar a pessoa da natureza ajudando a contemplar as estações do ano no caso de um bonsai de flôr e fruto ou de um bonsai de folha caduca.
É igualmente um passatempo extraordinário e até pode ser viciante no bom sentido, na medida que temos que dar toda a nossa atenção a esta pequena árvore que fica totalmente dependente de nós.
Pensando no futuro e além do mais, um bonsai nunca está terminado, todos os anos temos que proceder a algumas tarefas como a rega, a poda, a adubação, a aramação, o transplante para ajudar o bonsai a sobreviver num vaso pequeno e um dia podemos pensar que um filho nosso poderá continuar a nossa tarefa e prosseguir com o nosso projeto.
O bonsai nunca está terminado, pode viver centenas de anos e perdurar durante várias gerações, é por isso o presente natural perfeito que não podemos esquecer no dia dos namorados.
NOTA:
- Na iberbonsai estamos cientes que o futuro sustentável depende das nossas ações como indivíduos e como empresa. A natureza está sempre em primeiro lugar porque todos dependemos dela para viver e por isso respeitamos as estações do ano para realizar os trabalhos nos nossos bonsais.
- Também evitamos utilizar ao máximo os produtos fitofarmacêuticos como inseticidas e fungicidas, praticando por isso um método de cultivo muito rigoroso baseado no equilíbrio natural, com aplicação de adubo orgânico nos momentos específicos, regando apenas quando necessário e sempre de manhá para evitar doenças e enfermidades, protegendo do sol no Verão para evitar queimaduras e no Inverno para proteger do gelo.
- A origem das nossas embalagens é de fabricação de papel obtido através da reciclagem de papel e cartão usado e reduzimos o índice de espaços vazios nas nossas embalagens, escolhendo uma embalagem adaptada ao tamanho do produto a fim de limitar o impacto de carbono e assim ajudamos o planeta.
Ler artigo original sobre a nossa cultura.
No dia dos namorados vamos oferecer um bonsai
Oferecer um bonsai é escolher disponibilizar um pouco de vida natural à pessoa que nos é mais próxima, o bonsai é um convite à contemplação e à paz de espírito.
Na iberbonsai temos um imenso respeito pelas tradições milenares na arte do bonsai e tentamos transmitir esse princípio aos nossos clientes.
Comprar bonsai agora
Partilhe a nossa paixão!